É fundamental, inicialmente, eliminar o concreto de má qualidade que porventura exista no topo da estaca. Em seguida deve-se criar uma superfície limpa (isenta de quaisquer materiais diferentes do concreto ou argamassa utilizada na estaca) plana e lisa utilizando-se uma lixadeira, com disco de desbaste para concreto (ver foto 1).
Obs.: A área preparada dependerá da seção nominal da estaca, contudo esta área não deve ser inferior à 20 x 20 cm.
Exemplo de estaca preparada para ensaio
O topo da estaca deverá estar perfeitamente liso e seco e o seu entorno livre de obstáculos para acesso ao operador.
Atenção: O preparo das estacas é uma das partes mais importantes do ensaio e pode comprometer o resultado final da analise
Em hipótese alguma (é proibido) utilizar argamassa ou qualquer outro material no topo da estaca. O acelerômetro e os golpes devem ser aplicados em material idêntico ao do restante da estaca.
Não sendo possível lixar o centro da estaca devido a armação a mesma deve ser lixada em, pelo menos, 4 áreas no topo, defasadas 90º.
Havendo bloco acima da estaca, é necessário acessar o fuste através de escavação, e fazer um “nicho” no mesmo para colocação do sensor e aplicação dos golpes, conforme abaixo.
Nicho para teste em estacas
Deste modo, promove-se uma varredura ao longo da seção do fuste, com a finalidade de eliminar ao máximo os efeitos de “sombra”.
Devem ser coletadas, no mínimo, 4 sinais por estacas, sendo estes sinais regulares. Caso haja irregularidade entre os sinais, o número deverá se estender até o numero máximo de 10 sinais.
Caso todos os sinais estejam irregulares, recomenda-se arrasamento de 30 cm e preparar novamente a estaca para o reteste.
As estacas com diâmetro igual ou superior a 60 cm, deverão, obrigatoriamente, ser lixadas em, pelo menos, 4 áreas, devido ao grande diâmetro.
Na execução do teste no campo, é fixado no topo de cada estaca um acelerômetro, ligado ao coletor de dados, onde serão arquivados todos os registros de sinais dos testes.
Material de fixação do sensor
O material de fixação do acelerômetro na cabeça da estaca das estacas trata-se de massa importada especifica para uso (procure o seu fornecedor de ensaios para mais detalhes)
Analise dos sinais
Após a coleta dos sinais no campo, os mesmos são transferidos para um computador na sede da empresa para análise e diagnóstico. Utiliza-se o programa PIT-W (software especifico da Pile Dynamic Inc.) para este fim. Após análise dos sinais, será emitido um relatório técnico conclusivo, contendo os diagnósticos e os registros dos sinais de cada estaca.